Pages

About me

Pesquisa personalizada

24 de agosto de 2010

Desvendando o segredo da linguagem corporal

A leitura da atitudes e pensamentos expressos no comportamento das pessoas foi o primeiro sistema de comunicação usado pelo ser humano, muito antes do desenvolvimento da liguagem oral. Antes da invenção do rádio a maior parte da comunicação entre as pessoas era escrita e se fazia por meio de livro, cartas e jornais. Isto significa que políticos feios e maus oradores alcançavam o sucesso sendo persistentes e escrevendo bons textos. A era do rádio deu oportunidade a pessoas dotadas de um bom domínio da linguagem oral, que falavam bem mas não eram favorecidas visualmente. Os políticos hoje em dia compreendem perfeitamente que a política é uma questão de aparência, razão pela qual a maioria deles recorrem a consultores de linguagem corporal para ajuda-los a criar a imagem de sinceros, honestos e responsáveis, principalmente quando não são. A maioria das pessoas acredita que a fala é ainda a nossa principal forma de comunicação. Em termos evolucionários, a fala só passou a fazer parte do nosso repertório de comunicação em tempos recentes, usada principalmente para transmitir fatos e dados. Estima-se que ela tenha se desenvolvido a cerca de 2,5 milhões de anos tempo durante o qual o nosso cerébro triplicou de tamanho. Antes disso, a linguagem corporal e os sons produzidos pela garganta eram as principais formas de transmissão das emoções e sentimentos humanos, e continuam sendo até hoje, embora a excessiva atenção dada as palavras faça com que sejamos profudamente desinformados a respeito da linguagem do corpo e da importância que ela tem em nossas vidas. A linguagenm falada, apesar disso reconhece a importância da linguagem corporal para nossa comunicação. Eis algumas expressões que mostram isso: arranque essa tristeza do peito, não fique de queixo caído, tire esse peso dos ombros, vê se não me enche o saco. Os atores do cinema mudo foram os pioneiros da técnicas de linguagem corporal, então o único modo de comunicação disponível na tela. Com a popularização do cinema falado e a consequente perda de importância dos aspectos não verbais da representação só continuaram a fazer sucesso os atores que eram dotados de talentos verbais e não verbais. Pesquisas demonstram que em toda comunicação interpessoal cerca de 7% da mensagemn é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluíndo o tom de voz, inflexão e outros sons) e 55% é não verbal. Ou seja, a questão era o aspecto que você tinha ao falar e não o que realmente dizia. A linguagem corporal é o reflexo externo do estado emocional da pessoa, cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informações sobre a emoção que ela está sentindo num dado momento. O segredo da leitura da linguagem corporal esta na capacidade de captar o estado emocional de uma pessoa escutando o que ela diz e observando os seus gestos e atitudes. A nossa época tem uma verdadeira obssessão pela palavra falada e pela capacidade de comunicação oral, mas é interessantíssimo notar a contradição entre o discurso falado e o transmitido pelo corpo. Quando dizemos que alguém é percepitivo ou intuitivo, estamos nos referindo a sua capacidade de ler os sinais da linguagem corporal da outras pessoas e compará-los aos sinais verbais. Em outras palavras, quando um palpite ou alguma coisa lá dentro de nós diz que uma pessoa está mentindo geralmente é porque percebemos que as palavras ditas por ela não condizem com a linguagem corporal. Portanto perceptiva é a pessoa capaz de identificar as contradições entre o discurso de alguém e a sua linguagem corporal.



Por ALINE DIAS - terapeuta holística, professora, escritora e pesquisadora de ciências ocultas.

0 Qual seu infinito?:

Postar um comentário

Qual seu Infinito?

Dica do dia

  • Arca de Nóe - Filme
  • Nikita - Séries
  • The Big Bang Theory - Séries
  • Dexter - Séries
  • Touch - Séries
  • 50 / 50 - Filme
  • Amizade Colorida - Filme
  • Confiar - Filme
  • A Bela Adormecida - Filme
  • Pedras de Calcutá - Caio Fernando Abreu
  • O Ovo Apunhalado - Caio Fernando Abreu
  • Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu
  • As Frangas - Caio Fernando Abreu
  • Convivendo com os Diabinhos - Mirim Roders
  • Decisões Extremas - Filme
  • O Poder e a Lei - Filme
  • Os segredos da mente milionária - T. Harv Eker
  • Piaf - Filme
  • O Varredor de Cinzas - Livro
  • Apenas Sexo - Filme

Ache aqui!

Os infinitos mais vistos

Isso é escrever

“Não sinto nada mais ou menos, ou eu gosto ou não gosto. Não sei sentir em doses homeopáticas. Preciso e gosto de intensidade, mesmo que ela seja ilusória e se não for assim, prefiro que não seja. Não me apetece viver histórias medíocres, paixões não correspondidas e pessoas água com açúcar. Não sei brincar e ser café com leite. Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma, que tenha coragem suficiente pra me dizer o que sente antes, durante e depois ou que invente boas estórias caso não possa vivê-las. Porque eu acho sempre muitas coisas - porque tenho uma mente fértil e delirante - e porque posso achar errado - e ter que me desculpar - e detesto pedir desculpas embora o faça sem dificuldade se me provarem que eu estraguei tudo achando o que não devia. Quero grandes histórias e estórias; quero o amor e o ódio; quero o mais, o demais ou o nada. Não me importa o que é de verdade ou o que é mentira, mas tem que me convencer, extrair o máximo do meu prazer e me fazer crêr que é para sempre quando eu digo convicto que nada é para sempre." (Gabriel García Márquez)

Definição

"Me mande mentalmente coisas boas. Estou tendo uns dias difíceis, mas nada, nada de grave. Dias escuros sem sorrisos, sem risadas de verdade. Dias tristes, vontade de fazer nada, só dormir. Dormir porque o mundo dos sonhos é melhor, porque meus desejos valem de algo, dormir porque não há tormentos enquanto sonho, e eu posso tornar tudo realidade. Quando acordo, vejo que meus sonhos não passam disso, sonhos; e é assim que cada dia começa: desejando que não tivesse começado, desejando viver no mundo dos sonhos, ou transformar meu mundo real num lugar que eu possa viver, não sobreviver."
(CFA)

Pausado

Pausado
"Tô feliz, to despreocupado, com a vida eu to de bem"

Quem sigo

Um Pouco

"Mas como menina-teimosa que sou, ainda insisto em desentortar os caminhos. Em construir castelos sem pensar nos ventos. Em buscar verdades enquanto elas tentam fugir de mim. A manter meu buquê de sorrisos no rosto, sem perder a vontade de antes. Porque aprendi, que a vida, apesar de bruta, é meio mágica. Dá sempre pra tirar um coelho da cartola. E lá vou eu, nas minhas tentativas, às vezes meio cegas, às vezes meio burras, tentar acertar os passos. Sem me preocupar se a próxima etapa será o tombo ou o voo. Eu sei que vou. Insisto na caminhada. O que não dá é pra ficar parado. Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim.” (Caio Fernando Abreu)